2. TRABALHO DE PROJETO
"As nossas energias" - 5º E
Num espaço de Domínio de Autonomia Curricular (DAC), envolvendo HGP e DAS, os alunos pesquisaram e organizaram informação sobre as primeiras fontes de energia.
Para desenvolver estas atividades, planificou-se, em Conselho de Turma, o trabalho a ser desenvolvido. Envolveram-se seis disciplinas: História e Geografia de Portugal, DAS, Português, Educação Visual, Matemática e Educação Tecnológica
- Depois – Que tipo de energia teremos no futuro?
- Agora – Energias renováveis, quais são?
- Dantes - Quais foram as primeiras fontes / tipos de energia?
Para articular com o tema do Plano de Atividades do Agrupamento, “Dantes, Agora… e Depois?”, os alunos decidiram investigar sobre o tema:
Nas aulas de Português, os alunos leram e analisaram textos, contos sobre os diferentes tipos de energia e falaram sobre as energias emocionais (energias positivas e energias negativas). Nas aulas de Educação Visual, os alunos construíram uma narrativa visual, criando emojis alusivos às energias (energias renováveis e energias emocionais).
Nas aulas de Matemática, Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos estudaram paralelismo e perpendicularidade e planificação de sólidos geométricos.
Nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, construíram um caleidociclo.
Os "Dias de 5@bER Sem Fronteiras" (13, 14 e 15 de dezembro; 29 de janeiro) foram fundamentais para a conclusão das atividades previstas: desenho dos emojis, escrita criativa, pintura, desenho do padrão e montagem.
|